Presidente de la Administración del Hospital Psiquiátrico Magalhães Lemos desde 1997, y profesor invitado con la regencia de Psiquiatría del Instituto de Ciencias Biomédicas Abel Salazar de la Universidad de Oporto desde 1998. Doctor en Medicina, Psiquiatra y posgrado en Administración de Empresas.
Ha participado en numerosas reuniones científicas nacionales e internacionales y en reuniones internacionales de la OCDE, OMS-Europa y Unión Europea.
Coordinó el Simposio Internacional ‘La demencia: el otro lado del espejo', patrocinado por la Fundación Calouste Gulbenkian (2010). Co-editor de “Psychogeriatria” (2006) y co-autor de ‘La enfermedad de Alzheimer y otras demencias en Portugal’ (2005). Autor de ponencias, presentaciones y artículos nacionales e internacionales, ha formado parte de diversos jurados de carrera médica, doctorado y master de ICBAS y FCM-UNL.
Durval Campos Costa, médico, mestre, doutorado e membro do Royal College of Radiologists, e é o Diretor do Serviço de Medicina Nuclear - Radiofarmacologia do Centro Clínico Champalimaud, Fundação Champalimaud. Além do seu trabalho na clínica, ocupa ou ocupou vários cargos nacionais e internacionais, designadamente (o mais recente) o de Presidente do Comité Executivo da Secção e do Conselho Europeu da União Europeia de Especialistas Médicos (mandato 2012–2015). Tem mais de 30 anos de experiência em todas as atividades de diagnóstico e terapêuticas (em ambulatório e internamento) em Medicina Nuclear. É, desde 1985, pioneiro na introdução de novos métodos radiofarmecêuticos de diagnóstico em Psiquiatria, Neurologia e Cardiologia, pelo que tem sido reconhecido internacionalmente. Estes métodos incluem marcadores do fluxo sanguíneo cerebral e metabolismo da dopamina no sistema nervoso central, que desenvolveu a partir da investigação fundamental para aplicações clínicas. Foi também pioneiro na introdução da Tomografia por Emissão de Positrões (PET), em Portugal, em 2002. Além disso, esteve também na linha da frente para a introdução em Portugal da produção de radiofármacos por ciclotrão (o primeiro ciclotrão foi instalado no distrito do Porto em 2005, tendo iniciado a produção em 2009). Os seus interesses de investigação incluem o desenvolvimento de novos radiofármacos para aplicação clínica, bem como novos protocolos para a investigação da fisiopatologia das doenças e sua progressão. Também estuda extensivamente Neuroimagiologia Funcional desde a investigação fundamental até ao desenvolvimento clínico de vários marcadores radioativos. Continua a realizar investigação fundamental e desenvolvimento clínico da tomografia por emissão de positrões (PET) e tomografia por emissão de positrões – tomografia computorizada (PET-CT) em Oncologia, Neurologia e Cardiologia.
Licenciada em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid, e com um mestrado em Gerontologia Social pela Universidad Autónoma de Madrid.
Tem uma longa carreira profissional e de ativismo a favor das pessoas idosas. Com o seu trabalho, sempre se preocupou em combater «os estereótipos e a infantilização das pessoas pelos simples facto de serem idosas». Tem dedicado a sua vida profissional a produzir conhecimento sobre a velhice e a proteção social na última etapa da vida, sempre na proximidade do mundo da investigação e do planeamento.
Atualmente, é Diretora Científica da Matía Fundazioa, uma instituição pioneira na área da Gerontologia. Tem intervindo na qualidade de especialista na OCDE e no Conselho da Europa, designadamente na área da dependência.
Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto e doutorado em Neurociência pela University of Duke, sob a orientação dos professores Miguel Nicolelis e Sidney Simon. Depois de regressar a Portugal, formou-se em Psiquiatria de Adultos no Departamento de Psiquiatria da NOVA Medical School / FCM - Universidade Nova de Lisboa.
No período de especialização, fez o pós-doutoramento, no Programa Champalimaud de Neurociências, sob a orientação do Professor Rui Costa, e concluiu um mestrado em Saúde Pública, na Harvard School of Public Health, em Boston, com o Professor Álvaro Pascual-Leone. Atualmente coordena a Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud e é psiquiatra e professor convidado de Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria da NOVA Medical School / FCM - Universidade Nova de Lisboa.
Psiquiatra, chefe do serviço de Psiquiatria da carreira médica hospitalar, grupanalista e psicanalista. Professor de Saúde Mental e Psiquiatria na NOVA Medical School / FCM - Universidade Nova de Lisboa.
Foi coordenador nacional para a Saúde Mental e Diretor dos Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, onde colaborou com o Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII na estruturação de «Diretrizes regulatórias para intervenções coordenadas de apoio social e cuidados continuados dirigidos a pessoas em situação de dependência», dirigido a pessoas em situação de dependência física, mental ou social.
É responsável, desde 2010, pela equipa de coordenação do Projeto de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental e coordena, desde 2013, a criação do Plano de Ação Nacional para as Demências.
Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, e especializada em Incapacidade e Tutela. Professora da Universidade de Aveiro, leciona “Abordagem Jurídica à Intervenção Gerontológica”.
Ocupou a presidência da Alzheimer Portugal, e coordena atualmente o Departamento de Formação e Projetos da associação. É membro do Conselho Consultivo do Programa Conjunto para as Doenças Neurodegenerativas (Intervenção junto dos Pacientes e do Público).
É membro do Conselho da Alzheimer Europa, desde 2008, e tesoureira, desde 2010.
Licenciada em Psicologia e diplomada em Pedagogia Terapêutica pela Universidad de Salamanca. Diretora-geral do Centro de Referencia Estatal de Atención a Personas con Enfermedad de Alzheimer y otras Demencias (CREA) del Imserso em Salamanca (CRE Alzheimer). Participou na iniciativa Joint Action 2014 com o Projeto Europeu CHAFEA 2014-2017, sobre modelos de coordenação de saúde social nos cuidados prestados a pessoas com demências, e foi avaliadora independente da Alzheimer Europa.
Professora do mestrado em “Intervenção junto de pessoas com doença de Alzheimer” da Universidade de Salamanca, é responsável por projetos de investigação na área das demências, e colabora na preparação de guias, publicações e documentos técnicos sobre esta doença.
Médico especialista em Psiquiatria, Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e doutorado em Neurociências pela Universidad de Málaga, dirige o Departamento de Psiquiatria e a Unidade de Memória e Alzheimer do Instituto Andaluz de Neurociência. É professor na Universidad de Málaga, professor visitante na Universidad de Cádiz e dirige o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, organizado pelo Instituto Andaluz de Neurociencia.
É membro do grupo de investigação CTS 156, adstrito à Unidade de Neurofisiologia Cognitiva do Centro de Investigação Medicossanitária da Universidad de Málaga. Tem artigos de investigação publicados em revistas internacionais e é autor de vários livros.
Preside ao comité organizador de dois dos mais importantes congressos em Espanha sobre saúde mental, dirige os Cursos Monográficos Internacionais organizados pelo IANEC (Instituto Andaluz de Neurociencia), participa regularmente como orador nos mais importantes congressos e conferências internacionais, e é membro de várias sociedades científicas.
COMITÉ CIENTÍFICO DE INVESTIGACIÓN EN ENFERMEDADES NEURODEGENERATIVAS | |
---|---|
Rui Costa Fundación Champalimaud | Jesús Avila FCIEN-CIBERNED |
Durval Costa Fundación Champalimaud | Miguel Medina FCIEN-CIBERNED |
Albino J. Oliveira-Maia Fundación Champalimaud | Juan Carlos López ROCHE |
COMITÉ CIENTÍFICO DE INVESTIGACIÓN EN ASISTENCIA SOCIAL Y DE SALUD | |
---|---|
Albino J. Oliveira-Maia Fundación Champalimaud | María Isabel González Ingelmo CRE de Alzheimer. Imserso |
Álvaro Carvalho Director General del Programa Nacional para la Salud Mental | Mayte Sancho Fundación Matía |
Antonio Leuschner Consejo Nacional de la Salud Mental | José María García Alberca Instituto Andaluz de Neurociencia |
Maria Do Rosario Zincke Dos Reis Asociación Alzheimer Portugal | Enrique Pérez Sáez CRE de Alzheimer. Imserso |